Você é gestor de TI e está pensando em migrar para a versão 12? Leia neste post algumas dicas para tornar este projeto menos crítico:
Pesquise: saiba quais são as melhorias e correções disponibilizadas pelo fabricante. Fale também com pessoas da sua rede de contatos que já estão utilizando a nova versão e pergunte como foi o projeto (benchmarking). Com estas informações em mãos, fica mais fácil obter o apoio e aprovação das áreas para o projeto de migração. As vezes as mudanças são tão criticas que você deve solicitar treinamento aos envolvidos antes de começar a etapa de testes. Saiba o quê está mudando e como isso afeta seus processos de negócio.
Comunique: é fundamental alinhar previamente com as áreas afetadas pela migração qual é o objetivo do projeto e que estratégia será seguida pela corporação. Envolva as pessoas e consiga o apoio delas.
Planeje: “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Crie um plano de trabalho detalhado e dê atenção aos processos críticos de cada área. Utilize sua experiência de projetos anteriores de migração e revise o documento. Convoque uma reunião com os responsáveis de cada área e divida com eles a responsabilidade da aprovação do plano.
Teste, teste e depois teste de novo: estabeleça uma plano de testes para cada área e cada processo e exija que as evidências de validação sejam apresentadas pelo responsável. Esta etapa serve para descobrir eventuais falhas de sistema e solicitar correção ao fabricante. Mantenha todos engajados em testarem o software para evitar surpresas.
Avalie: faça reuniões periódicas a fim de saber como está a etapa de testes e tome as ações necessárias caso algo esteja fora do planejado. Uma vez concluída esta etapa, reúna-se com as áreas e verifique os resultados. Avalie as evidências, faça perguntas se algo não estiver claro e na dúvida, solicite um novo teste. Verifique se há alguma dificuldade na operação dos sistemas, em novas telas, novas funcionalidades e se for o caso, treine novamente os envolvidos.
Decida: na famosa reunião de “Go – No Go” todos os envolvidos apresentam suas opiniões finais sobre a validação realizada e votam pela migração ( ou não ) da versão. Conseguir apoio unânime é fundamental para não comprometer alguma área ou processo quando a nova versão estiver em produção.
Migre: comunique os envolvidos e defina a janela para atualização. Coloque a nova versão em produção fora de épocas críticas como faturamento, fechamento da folha de pagamento etc. Faça um backup e tenha em mãos um plano de “rollback” caso algo dê errado. Logo após finalizar as atividades, realize testes preliminares e comunique a todos que o sistema está liberado para utilização.
Acompanhe: Mantenha seu time de suporte por perto e dê apoio aos usuários no início da utilização. É comum eles esquecerem de algo ou simplesmente dizerem que não sabem mais como fazer.
Conheça o documento de portabilidade da versão 12 clicando aqui
Estas dicas são resultado de nosso expertise em migrações de versão. Temos um time especializado e pronto para atender você em seu próximo projeto de migração. Fale agora com nossa área comercial e solicite uma proposta.
Até a próxima,
FM
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